PROGRAMA TEEN COACHING

1. O QUE É

– O Teen Coaching é um Programa que utiliza metodologia específica, baseada no uso de ferramentas e técnicas que visam trabalhar as dificuldades do adolescente de forma interativa para que atinja seus objetivos, quer seja a escolha profissional, a implementação de regras e rotinas, a criação de metas e propósito ou mesmo a superação de dificuldade de comunicação e relacionamento.

O Programa Teen Coaching ajuda o adolescente em suas atividades, objetivos e desafios, levando-o a encontrar um caminho para alcançar o que precisa e que o levará ao seu desenvolvimento pleno, lidando com os principais desafios da transição da infância para a fase adulta.

 

2. OBJETIVOS DO PROGRAMA TEEN COACHING

– Intervir de forma estruturada para que o adolescente faça uso das habilidades que já possui e desenvolva outras habilidades para que adquira mais equilíbrio, segurança, autonomia, responsabilidade e satisfação com o que realiza.

 

3. PÚBLICO-ALVO

Adolescentes de 14 a 16 anosque estejam passando por situações desafiadoras, como:

  • Falta de organização do tempo;
  • Indecisão na escolha da carreira;
  • Falta de um método de estudo eficaz;
  • Dificuldades nas relações familiares;
  • Desequilíbrio entre lazer e compromissos;
  • Dificuldades em se aproximar de parceiros afetivos;
  • Bullying;
  • Falta de confiança em si mesmo;
  • Dificuldades de entrosamento social;
  • Dificuldades no posicionamento diante dos colegas;
  • Dificuldade em se comunicar com clareza e sem aspereza;
  • Dificuldades em entender e expressar os sentimentos, entre outros.

Através do Programa Teen Coaching, o adolescente terá apoio para superar esses desafios, estabelecer novos comportamentos, ter clareza sobre seus dons e talentos e aumentar sua confiança e autoestima.

 

4. O TEEN COACHING É ESTRUTURADO EM 6 ETAPAS:

          1- AUTOCONHECIMENTO – O adolescente identifica suas habilidades, forças, fragilidades e características pessoais, além de usar seus recursos internos e a ter consciência das mudanças que precisa realizar em si e dos pontos e características positivas que deverá usar com maior frequência.

         2- ANÁLISE DO CENÁRIO ATUAL – Essa etapa leva a identificação da situação em que o adolescente se encontra ajudando-o a perceber seus obstáculos atuais e os desafios que está enfrentando

         3- DEFINIÇÃO DE OBJETIVO – Nessa etapa é traçado o objetivo de forma clara e mensurável para que o adolescente crie visão e entusiasmo para caminhar na direção desejada e ampliar a possibilidade de alcançá-lo.

        4- AVALIAÇÃO DE RESULTADOS – Paralelo a realização e monitoramento das ações combinadas entre Coach e Coachee, são feitas medições em conjunto tendo como referência o objetivo traçado pelo aluno. E mesmo estando em andamento, as ações podem serreplanejadas com intuito a agilizar o alcance dos resultados almejados.

        5- CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO – Em conjunto, o Coach e Coachee elaboram um plano de ação com estrutura e ordenação para ser aplicado na prática e assim alcançar o que o adolescente deseja e necessita.

       6- MONITORAMENTO – As ações combinadas são monitoradas pelo Coach levando o adolescente a ser capaz de se automonitorar.

 

Com essas 6 etapas o adolescente consegue se conhecer melhor, utilizar melhor suas habilidades, ter clareza de onde ele quer chegar e ter mais ferramentas e suporte para alcançar o que deseja.

 

5. METODOLOGIA DO TEEN COACHING

  • SESSÕES PROGRAMADAS: Presencial|Individual

 As sessões podem ser realizadas no escritório do Coach, em salas da escola ou em qualquer ambiente favorável ao processo;

–  10 sessões em que são utilizadas ferramentas e técnicas específicas;

– No final do processo os pais recebem uma devolutiva sobre o desenvolvimento e avanço do adolescente;

– Os atendimentos seguem a seguinte estrutura:

1ª sessão: entrevista com os pais;

1º Bloco de sessões com o adolescente (quatro): entrevista , levantamento de forças e fraquezas, criação de metas e planos de ação. Avaliação do andamento do processo;

2º Bloco de sessões (cinco): acompanhamento das ações estabelecidas, do desenvolvimento do processo. Na quarta e última sessão com o adolescente, avaliação final do processo.  Na quinta e última  sessão, devolutiva para os pais.

 

6. CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA TEEN COACHING

– Foco no futuro e na ação;

– Construção clara e específica de objetivos;

– A individualidade do adolescente é respeitada e valorizada, pois o Programa trabalha de forma personalizada,suas forças, talentos e dificuldades;

– O Programa gera equilíbrio e mudanças comportamentais efetivas, pois são trabalhados aspectos importantes para a criação de novos hábitos e  desenvolvimento de novas competências para o alcance dos objetivos traçados;

– O Coach não julga e não diz o que o adolescente TEM que fazer, mas o leva, por meio perguntas e técnicas, a descobrir o que lhe convém;

– O Programa ajuda o adolescente a ser autorresponsável por suas escolhas e seus resultados, pois ele passa a ter mais clareza sobre a situação em que está inserido, além de ser levado a considerar as consequências de todas os  caminhos que seguir, tomando então, decisões de forma mais consciente por passar a  prever os resultados que virão;

– O adolescente passa a acreditar cada vez mais em si mesmo e em seu potencial, pois ao se conhecer melhor, descobrir suas forças e perceber seu próprio progresso, ele aumenta sua autoestima e crença em si mesmo, em suas habilidades e possibilidades;

– Uma nova forma de comunicação é proposta, o que possibilita relações saudáveis e mais próximas já que a metodologia ajusta a expectativa e a forma de comunicar com os adolescentes;

– O Coach cria uma parceria para ajudar o adolescente em seus objetivos, que passa a se sentir apoiado e acolhido ao mesmo tempo em que é desafiado a se esforçar para obter os resultados desejados. Esse equilíbrio entre apoio e desafio da ao adolescente segurança e motivação para se desenvolver cada vez mais;

– Os resultados são visíveis, o que gera ainda mais interesse e engajamento por parte do adolescente. Em 10 sessões, são observados resultados concretos e mensuráveis dos seus avanços, o que gera mais motivação e ação por parte dele para investir em seu desenvolvimento.

 

7. RESULTADOS E BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

São inúmeros os ganhos que o Teen Coaching traz ao adolescente e sua família, dentre eles:

  • DEFINE COM CLAREZA VALORES E VIRTUDES – Favorece na construção da própria identidade com base em Valores e Virtudes sustentáveis;
  • TOMADA DE DECISÕES -Auxilia o adolescente a discernir a influência dos amigos, dos fatos e circunstâncias sobre suas decisões.
  • REAPROXIMA – Cria uma reconexão nas relações familiares, reaproximando filhos de seus pais e de seus irmãos com entendimento da relevância e significado dessas relações.
  • REDUZ INCERTEZAS – Reduz incertezas e inseguranças naturais a esse período de transição, tanto dos pais, professores quanto dos próprios adolescentes, quando percebem que muitos comportamentos e ações que deram certo na infância não funcionam mais.
  • AUMENTA AUTORRESPONSABILIDADE, EQUILÍBRIO E AUTOCONFIANÇA – Aumenta a responsabilidade do adolescente consigo mesmo, com seus deveres e compromissos e também aumenta sua autoconfiança, o levando a acreditar no seu próprio potencial e a desenvolver sua autonomia de forma orientada e equilibrada.
  • CONSTRÓI CRENÇAS QUE ALAVANCAM –Eliminação das crenças que limitam o potencial intelectual, emocional e social do jovem e a construção de crenças e pensamentos que trazem firmeza e segurança para lidar com os problemas que enfrenta quanto ao seu posicionamento na sociedade.

 

8. O QUE OS PAIS E PROFESSORES GANHAM COM O TEEN COACHING

– Melhora no relacionamento com os filhos e com os alunos;

– Compreensão mais apurada sobre os desafios da adolescência;

– Segurança e novas habilidades para auxiliar os filhos|alunos;

– Novos recursos para estimular o crescimento e desenvolvimento dos adolescentes;

– Técnicas práticas para auxiliar seus filhos|alunos a alcançar os objetivos pessoais, de relacionamento e acadêmicos;

 

9. COMUNICADO IMPORTANTE

O Coaching não é terapia e o Coach, muitas vezes, não é psicólogo, sendo assim, se por acaso, no decorrer do Programa, for observada a necessidade de atendimento terapêutico de um profissional da área, imediatamente o processo de coaching é suspenso e a criança encaminhada.
Tudo com anuência dos pais e|ou responsáveis.

 

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Adolescentes que têm recursos internos bem desenvolvidos, que se comunicam de forma mais eficiente e que assumem responsabilidade sobre suas escolhas e seus
resultados, têm plena condição de se tornarem adultos mais realizados e mais preparados para os desafios que a vida oferece.
O acompanhamento do Coach ao adolescente favorece na construção de uma rotina por meio de uma metodologia individualizada, para identificação de obstáculos e superação dos mesmos.