coa­ching de car­rei­ra é um impor­tan­te ali­a­do para as pes­so­as que bus­cam uma pro­fis­são ide­al, de acor­do com suas apti­dões, habi­li­da­des e obje­ti­vos de vida. Além dis­so, é indi­ca­do para pro­fis­si­o­nais que dese­jam um redi­re­ci­o­na­men­to em suas car­rei­ras, ali­nhan­do a vida pro­fis­si­o­nal e pes­so­al de acor­do com suas pri­o­ri­da­des.

Por ser um pro­ces­so que bus­ca resul­ta­dos por meio de téc­ni­cas e recur­sos de diver­sas teo­ri­as do com­por­ta­men­to huma­no, o coa­ching pri­ma pelo desen­vol­vi­men­to pes­so­al e pro­fis­si­o­nal, sen­do capaz de gerar os melho­res resul­ta­dos na esco­lha da car­rei­ra a ser segui­da.

Essas con­quis­tas são obti­das atra­vés de pla­nos de ação bem con­so­li­da­dos, ela­bo­ra­dos com base nas neces­si­da­des e nas metas esta­be­le­ci­das pelo cli­en­te e apoi­a­das pelo coa­ch, que o ampa­ra na visu­a­li­za­ção dos obje­ti­vos. Tam­bém é neces­sá­rio ter moti­va­ção para efe­ti­var as ações que impul­si­o­nam o cli­en­te para a esco­lha da car­rei­ra pro­fis­si­o­nal.

Além dis­so, o coa­ching é um pro­ces­so que apoia não só na deci­são sobre que car­rei­ra seguir, como tam­bém esti­mu­la as habi­li­da­des pro­fis­si­o­nais de quem ingres­sa no mer­ca­do de tra­ba­lho e pre­ci­sa desen­vol­ver com­pe­tên­ci­as espe­cí­fi­cas. São uti­li­za­das meto­do­lo­gi­as que pos­si­bi­li­tam visu­a­li­zar e tra­ba­lhar seus pon­tos for­tes, aspec­tos a serem melho­ra­dos e maxi­mi­zar resul­ta­dos.

Outra abor­da­gem rele­van­te do coa­ching de car­rei­ra é capa­ci­tar o cli­en­te a eli­mi­nar alguns com­por­ta­men­tos sabo­ta­do­res, fazen­do com que expan­da sua visão, ala­van­can­do sua auto­con­fi­an­ça e auto­es­ti­ma, conhe­cen­do melhor a si pró­prio e deci­din­do seus obje­ti­vos com mais cla­re­za. Isso faz com que o cli­en­te cami­nhe na bus­ca dos resul­ta­dos pro­fis­si­o­nais e pes­so­ais dese­ja­dos.

Geral­men­te, as neces­si­da­des mais comuns de uma pes­soa que recor­re ao coa­ching são a bus­ca por um rumo pro­fis­si­o­nal, ascen­são na car­rei­ra, melho­ra do rela­ci­o­na­men­to inter­pes­so­al e encon­trar habi­li­da­des para lide­rar gran­des equi­pes.

Com a gran­de dis­pu­ta no mer­ca­do de tra­ba­lho, o coa­ching de car­rei­ra tem sido impor­tan­te fer­ra­men­ta de apoio para mui­tos pro­fis­si­o­nais defi­ni­rem asser­ti­va­men­te suas metas e tra­ça­rem estra­té­gi­as para alcan­ça­rem seus obje­ti­vos em um cur­to espa­ço de tem­po.