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PROGRAMA TEEN COACHING

1. O QUE É

- O Teen Coa­ching é um Pro­gra­ma que uti­li­za meto­do­lo­gia espe­cí­fi­ca, base­a­da no uso de fer­ra­men­tas e téc­ni­cas que visam tra­ba­lhar as difi­cul­da­des do ado­les­cen­te de for­ma inte­ra­ti­va para que atin­ja seus obje­ti­vos, quer seja a esco­lha pro­fis­si­o­nal, a imple­men­ta­ção de regras e roti­nas, a cri­a­ção de metas e pro­pó­si­to ou mes­mo a supe­ra­ção de difi­cul­da­de de comu­ni­ca­ção e rela­ci­o­na­men­to.

- O Pro­gra­ma Teen Coa­ching aju­da o ado­les­cen­te em suas ati­vi­da­des, obje­ti­vos e desa­fi­os, levando‑o a encon­trar um cami­nho para alcan­çar o que pre­ci­sa e que o leva­rá ao seu desen­vol­vi­men­to ple­no, lidan­do com os prin­ci­pais desa­fi­os da tran­si­ção da infân­cia para a fase adul­ta.

 

2. OBJETIVOS DO PROGRAMA TEEN COACHING

- Inter­vir de for­ma estru­tu­ra­da para que o ado­les­cen­te faça uso das habi­li­da­des que já pos­sui e desen­vol­va outras habi­li­da­des para que adqui­ra mais equi­lí­brio, segu­ran­ça, auto­no­mia, res­pon­sa­bi­li­da­de e satis­fa­ção com o que rea­li­za.

 

3. PÚBLICO-ALVO

- Ado­les­cen­tes de 14 a 16 anos­que este­jam pas­san­do por situ­a­ções desa­fi­a­do­ras, como:

  • Fal­ta de orga­ni­za­ção do tem­po;
  • Inde­ci­são na esco­lha da car­rei­ra;
  • Fal­ta de um méto­do de estu­do efi­caz;
  • Difi­cul­da­des nas rela­ções fami­li­a­res;
  • Dese­qui­lí­brio entre lazer e com­pro­mis­sos;
  • Difi­cul­da­des em se apro­xi­mar de par­cei­ros afe­ti­vos;
  • Bullying;
  • Fal­ta de con­fi­an­ça em si mes­mo;
  • Difi­cul­da­des de entro­sa­men­to soci­al;
  • Difi­cul­da­des no posi­ci­o­na­men­to dian­te dos cole­gas;
  • Difi­cul­da­de em se comu­ni­car com cla­re­za e sem aspe­re­za;
  • Difi­cul­da­des em enten­der e expres­sar os sen­ti­men­tos, entre outros.

Atra­vés do Pro­gra­ma Teen Coa­ching, o ado­les­cen­te terá apoio para supe­rar esses desa­fi­os, esta­be­le­cer novos com­por­ta­men­tos, ter cla­re­za sobre seus dons e talen­tos e aumen­tar sua con­fi­an­ça e auto­es­ti­ma.

 

4. O TEEN COACHING É ESTRUTURADO EM 6 ETAPAS:

          1- AUTOCONHECIMENTO — O ado­les­cen­te iden­ti­fi­ca suas habi­li­da­des, for­ças, fra­gi­li­da­des e carac­te­rís­ti­cas pes­so­ais, além de usar seus recur­sos inter­nos e a ter cons­ci­ên­cia das mudan­ças que pre­ci­sa rea­li­zar em si e dos pon­tos e carac­te­rís­ti­cas posi­ti­vas que deve­rá usar com mai­or frequên­cia.

         2- ANÁLISE DO CENÁRIO ATUAL — Essa eta­pa leva a iden­ti­fi­ca­ção da situ­a­ção em que o ado­les­cen­te se encon­tra ajudando‑o a per­ce­ber seus obs­tá­cu­los atu­ais e os desa­fi­os que está enfren­tan­do

         3- DEFINIÇÃO DE OBJETIVO – Nes­sa eta­pa é tra­ça­do o obje­ti­vo de for­ma cla­ra e men­su­rá­vel para que o ado­les­cen­te crie visão e entu­si­as­mo para cami­nhar na dire­ção dese­ja­da e ampli­ar a pos­si­bi­li­da­de de alcan­çá-lo.

        4- AVALIAÇÃO DE RESULTADOS – Para­le­lo a rea­li­za­ção e moni­to­ra­men­to das ações com­bi­na­das entre Coa­ch e Coa­chee, são fei­tas medi­ções em con­jun­to ten­do como refe­rên­cia o obje­ti­vo tra­ça­do pelo alu­no. E mes­mo estan­do em anda­men­to, as ações podem ser­re­pla­ne­ja­das com intui­to a agi­li­zar o alcan­ce dos resul­ta­dos alme­ja­dos.

        5- CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO — Em con­jun­to, o Coa­ch e Coa­chee ela­bo­ram um pla­no de ação com estru­tu­ra e orde­na­ção para ser apli­ca­do na prá­ti­ca e assim alcan­çar o que o ado­les­cen­te dese­ja e neces­si­ta.

       6- MONITORAMENTO — As ações com­bi­na­das são moni­to­ra­das pelo Coa­ch levan­do o ado­les­cen­te a ser capaz de se auto­mo­ni­to­rar.

 

Com essas 6 eta­pas o ado­les­cen­te con­se­gue se conhe­cer melhor, uti­li­zar melhor suas habi­li­da­des, ter cla­re­za de onde ele quer che­gar e ter mais fer­ra­men­tas e supor­te para alcan­çar o que dese­ja.

 

5. METODOLOGIA DO TEEN COACHING

  • SESSÕES PROGRAMADAS: Presencial|Individual

- As ses­sões podem ser rea­li­za­das no escri­tó­rio do Coa­ch, em salas da esco­la ou em qual­quer ambi­en­te favo­rá­vel ao pro­ces­so;

-  10 ses­sões em que são uti­li­za­das fer­ra­men­tas e téc­ni­cas espe­cí­fi­cas;

- No final do pro­ces­so os pais rece­bem uma devo­lu­ti­va sobre o desen­vol­vi­men­to e avan­ço do ado­les­cen­te;

- Os aten­di­men­tos seguem a seguin­te estru­tu­ra:

1ª ses­são: entre­vis­ta com os pais;

1º Blo­co de ses­sões com o ado­les­cen­te (qua­tro): entre­vis­ta , levan­ta­men­to de for­ças e fra­que­zas, cri­a­ção de metas e pla­nos de ação. Ava­li­a­ção do anda­men­to do pro­ces­so;

2º Blo­co de ses­sões (cin­co): acom­pa­nha­men­to das ações esta­be­le­ci­das, do desen­vol­vi­men­to do pro­ces­so. Na quar­ta e últi­ma ses­são com o ado­les­cen­te, ava­li­a­ção final do pro­ces­so.  Na quin­ta e últi­ma  ses­são, devo­lu­ti­va para os pais.

 

6. CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA TEEN COACHING

- Foco no futu­ro e na ação;

- Cons­tru­ção cla­ra e espe­cí­fi­ca de obje­ti­vos;

- A indi­vi­du­a­li­da­de do ado­les­cen­te é res­pei­ta­da e valo­ri­za­da, pois o Pro­gra­ma tra­ba­lha de for­ma personalizada,suas for­ças, talen­tos e difi­cul­da­des;

- O Pro­gra­ma gera equi­lí­brio e mudan­ças com­por­ta­men­tais efe­ti­vas, pois são tra­ba­lha­dos aspec­tos impor­tan­tes para a cri­a­ção de novos hábi­tos e  desen­vol­vi­men­to de novas com­pe­tên­ci­as para o alcan­ce dos obje­ti­vos tra­ça­dos;

- O Coa­ch não jul­ga e não diz o que o ado­les­cen­te TEM que fazer, mas o leva, por meio per­gun­tas e téc­ni­cas, a des­co­brir o que lhe con­vém;

- O Pro­gra­ma aju­da o ado­les­cen­te a ser autor­res­pon­sá­vel por suas esco­lhas e seus resul­ta­dos, pois ele pas­sa a ter mais cla­re­za sobre a situ­a­ção em que está inse­ri­do, além de ser leva­do a con­si­de­rar as con­sequên­ci­as de todas os  cami­nhos que seguir, toman­do então, deci­sões de for­ma mais cons­ci­en­te por pas­sar a  pre­ver os resul­ta­dos que virão;

- O ado­les­cen­te pas­sa a acre­di­tar cada vez mais em si mes­mo e em seu poten­ci­al, pois ao se conhe­cer melhor, des­co­brir suas for­ças e per­ce­ber seu pró­prio pro­gres­so, ele aumen­ta sua auto­es­ti­ma e cren­ça em si mes­mo, em suas habi­li­da­des e pos­si­bi­li­da­des;

- Uma nova for­ma de comu­ni­ca­ção é pro­pos­ta, o que pos­si­bi­li­ta rela­ções sau­dá­veis e mais pró­xi­mas já que a meto­do­lo­gia ajus­ta a expec­ta­ti­va e a for­ma de comu­ni­car com os ado­les­cen­tes;

- O Coa­ch cria uma par­ce­ria para aju­dar o ado­les­cen­te em seus obje­ti­vos, que pas­sa a se sen­tir apoi­a­do e aco­lhi­do ao mes­mo tem­po em que é desa­fi­a­do a se esfor­çar para obter os resul­ta­dos dese­ja­dos. Esse equi­lí­brio entre apoio e desa­fio da ao ado­les­cen­te segu­ran­ça e moti­va­ção para se desen­vol­ver cada vez mais;

- Os resul­ta­dos são visí­veis, o que gera ain­da mais inte­res­se e enga­ja­men­to por par­te do ado­les­cen­te. Em 10 ses­sões, são obser­va­dos resul­ta­dos con­cre­tos e men­su­rá­veis dos seus avan­ços, o que gera mais moti­va­ção e ação por par­te dele para inves­tir em seu desen­vol­vi­men­to.

 

7. RESULTADOS E BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

São inú­me­ros os ganhos que o Teen Coa­ching traz ao ado­les­cen­te e sua famí­lia, den­tre eles:

  • DEFINE COM CLAREZA VALORES E VIRTUDES — Favo­re­ce na cons­tru­ção da pró­pria iden­ti­da­de com base em Valo­res e Vir­tu­des sus­ten­tá­veis;
  • TOMADA DE DECISÕES ‑Auxi­lia o ado­les­cen­te a dis­cer­nir a influên­cia dos ami­gos, dos fatos e cir­cuns­tân­ci­as sobre suas deci­sões.
  • REAPROXIMA — Cria uma reco­ne­xão nas rela­ções fami­li­a­res, rea­pro­xi­man­do filhos de seus pais e de seus irmãos com enten­di­men­to da rele­vân­cia e sig­ni­fi­ca­do des­sas rela­ções.
  • REDUZ INCERTEZAS — Reduz incer­te­zas e inse­gu­ran­ças natu­rais a esse perío­do de tran­si­ção, tan­to dos pais, pro­fes­so­res quan­to dos pró­pri­os ado­les­cen­tes, quan­do per­ce­bem que mui­tos com­por­ta­men­tos e ações que deram cer­to na infân­cia não fun­ci­o­nam mais.
  • AUMENTA AUTORRESPONSABILIDADE, EQUILÍBRIO E AUTOCONFIANÇA — Aumen­ta a res­pon­sa­bi­li­da­de do ado­les­cen­te con­si­go mes­mo, com seus deve­res e com­pro­mis­sos e tam­bém aumen­ta sua auto­con­fi­an­ça, o levan­do a acre­di­tar no seu pró­prio poten­ci­al e a desen­vol­ver sua auto­no­mia de for­ma ori­en­ta­da e equi­li­bra­da.
  • CONSTRÓI CRENÇAS QUE ALAVANCAM –Eli­mi­na­ção das cren­ças que limi­tam o poten­ci­al inte­lec­tu­al, emo­ci­o­nal e soci­al do jovem e a cons­tru­ção de cren­ças e pen­sa­men­tos que tra­zem fir­me­za e segu­ran­ça para lidar com os pro­ble­mas que enfren­ta quan­to ao seu posi­ci­o­na­men­to na soci­e­da­de.

 

8. O QUE OS PAIS E PROFESSORES GANHAM COM O TEEN COACHING

- Melho­ra no rela­ci­o­na­men­to com os filhos e com os alu­nos;

- Com­pre­en­são mais apu­ra­da sobre os desa­fi­os da ado­les­cên­cia;

- Segu­ran­ça e novas habi­li­da­des para auxi­li­ar os filhos|alunos;

- Novos recur­sos para esti­mu­lar o cres­ci­men­to e desen­vol­vi­men­to dos ado­les­cen­tes;

- Téc­ni­cas prá­ti­cas para auxi­li­ar seus filhos|alunos a alcan­çar os obje­ti­vos pes­so­ais, de rela­ci­o­na­men­to e aca­dê­mi­cos;

 

9. COMUNICADO IMPORTANTE

O Coa­ching não é tera­pia e o Coa­ch, mui­tas vezes, não é psi­có­lo­go, sen­do assim, se por aca­so, no decor­rer do Pro­gra­ma, for obser­va­da a neces­si­da­de de aten­di­men­to tera­pêu­ti­co de um pro­fis­si­o­nal da área, ime­di­a­ta­men­te o pro­ces­so de coa­ching é sus­pen­so e a cri­an­ça enca­mi­nha­da.
Tudo com anuên­cia dos pais e|ou res­pon­sá­veis.

 

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ado­les­cen­tes que têm recur­sos inter­nos bem desen­vol­vi­dos, que se comu­ni­cam de for­ma mais efi­ci­en­te e que assu­mem res­pon­sa­bi­li­da­de sobre suas esco­lhas e seus
resul­ta­dos, têm ple­na con­di­ção de se tor­na­rem adul­tos mais rea­li­za­dos e mais pre­pa­ra­dos para os desa­fi­os que a vida ofe­re­ce.
O acom­pa­nha­men­to do Coa­ch ao ado­les­cen­te favo­re­ce na cons­tru­ção de uma roti­na por meio de uma meto­do­lo­gia indi­vi­du­a­li­za­da, para iden­ti­fi­ca­ção de obs­tá­cu­los e supe­ra­ção dos mesmos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]